É possível decorar o quarto infantil de forma atemporal?

Separamos algumas dicas que te ajudarão a montar um dormitório lúdico, acolhedor e, principalmente, à prova do tempo. Anote as dicas e comece já!

Decorar o quarto infantil é uma das atividades mais prazerosas que os papais de plantão podem experimentar. Afinal, nada melhor do que mergulhar em diferentes cores, estampas e formas, a fim de obter um espaço lúdico, aconchegante e pronto para que os pequenos cresçam felizes. No entanto, verdade seja dita: esse tipo de décor também pode ser bastante desafiador. 

O motivo? Como sabemos, as crianças crescem em um piscar de olhos e, logo, os seus gostos e interesses mudam ao passar dos anos. Assim, não é difícil encontrar jovens que considerem o visual de seus dormitórios um tanto “ultrapassado” ou incapazes de combinar com os desejos do momento. 

Contudo, aqui vai uma boa notícia: é possível criar um ambiente duradouro, que possa ser aproveitado ao longo do tempo e acompanhando a evolução dos nossos bens mais preciosos. Para tanto, é possível apostar tanto em artigos certos, como uma colcha de cama atemporal quanto em adornos neutros, que é o caso das luminárias, quadros e por aí em diante. 

Dito isso, trouxemos algumas dicas úteis, para te ajudar a montar um espaço estimulante e que possa se manter intacto por um bom período. Acompanhe e fique por dentro!

Invista em uma paleta de cores neutra

Para começar, aqui vai uma dica supereficiente, que irá garantir uma decoração de quarto infantil altamente versátil: a escolha correta da paleta de cores. Isso mesmo! 

Em vez de apostar em tonalidades marcantes e vibrantes, tanto para a mobília quanto para as paredes, procure ir “pelo básico”, investindo em tonalidades discretas e versáteis. Nessa lista, vale incluir o branco, o bege e o cinza — opções que podem ser facilmente complementadas com acessórios e detalhes coloridos, refletindo as preferências de acordo com a idade da criança. 

Além de ser prático, tal cuidado permite que você faça atualizações rápidas e para lá de econômicas, trocando apenas os itens menores do cômodo, como almofadas, tapetes e cortinas. Para anotar já!

Aposte em móveis multifuncionais

Outra maneira de fazer com que o espaço dos pequenos possa ser utilizado por anos é, simplesmente, investir em móveis multifuncionais. 

Em outras palavras, são aquelas peças que podem ser utilizadas para mais do que uma finalidade, ou então, adaptadas de acordo com a necessidade do morador. Como exemplo, destacamos os berços que se transformam em camas infantis, assim como os trocadores que, no futuro, serão aproveitados como escrivaninhas.

Extremamente práticas, tais mobílias são excelentes para acompanhar o crescimento dos pequenos em diversas fases da vida. Fora isso, lembre-se de escolher produtos de boa qualidade, que resistam ao desgaste e ao uso frequente. Não tem como errar!

Fique de olho no tema da decoração

Ao falarmos sobre os quartos infantis, é muito comum encontrar pais que investem em decorações inspiradas em temas específicos, como é o caso dos personagens de desenho animado mais populares do momento. Entretanto, em vez de optar por esse caminho, procure abraçar uma proposta que seja mais versátil, repleta de elementos atemporais, agradando os jovens de qualquer idade. 

Para ilustrar, destacamos os décors com a temática da natureza, que é composto por elementos florais, paisagens e, em alguns casos, até ilustrações de animais. Nessa fase, você ainda pode utilizar os famosos adesivos de parede, os quadros ou, até mesmo, os tradicionais tapetes — que conseguem ser facilmente substitutos, de acordo com as preferências da criança. 

Desse jeito, a composição do cômodo poderá ser atualizada com elementos mais específicos e personalizados no decorrer dos anos, sem a necessidade de uma reforma cara e completa. Que tal praticar essa ideia?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.