O que é tracoma

Causada pela bactéria Chlamydiatrachomatiso tracoma é uma doença inflamatória que pode afetar tanto apenas um dos olhos quanto ambos,esta doença pode levar a perda total da visão caso não tratada corretamente; o tracoma é uma doença crônica e recidivante (que pode reaparecer no paciente mesmo após seu tratamento).

A bactéria Chlamydiatrachomatisainda é aresponsável pelo aparecimento da chamada conjuntivite de inclusão e algumas outras infecções sexualmente transmissíveis.

O que transmite tracoma

O tracoma pode ser contraído de diferentes formas: desde pelo contato direto com pessoas que já possuam a doença; em contato com objetos pessoais como toalhas, lenços, entre outros que estejam contaminados; certas moscas domesticas também podem acabar por carregar a bactéria e transmiti-la caso pousem sobre o olho humano; o tracoma também é considerado questão de saúdepública uma vez em que regiões com condições precárias de saneamento básico e higiene estão mais propensos a terem casos da doença.

Tracoma sintomas

O tracoma é facilmente confundido com uma simples conjuntivite, por isso é importante se atentar aos sintomas logo em sua fase inicial;

  • Inchaço na pálpebra;
  • Olhos vermelhos;
  • Irritação nos olhos;
  • Lacrimejamento;
  • Coceira nos olhos;
  • Sensibilidade a luz;
  • Presença de secreção, muco e pus.

Conforme o decorrer do tempo e com a evolução da doença irão ocorrer complicações como a opacificação da córnea e a obstrução lacrimal, o atrito das mesmas tende a produzir ulceras na córnea que causarão a perca progressiva da visão.

Em algumas situações o tracoma pode acabar por não apresentar sintomas, apresentando inicialmente apenas uma inflamação que afeta ambos os olhos.

Tracoma prevenção

Existem algumas recomendações que serão uteis para a prevenção do tracoma, confira:

  • Cuidados pessoais como o ato de lavar corretamente as mãos com água e sabão por vezes poderá ser o suficiente para evitar que você contraia a doença;
  • Objetos de uso pessoal como toalhas, material escolar e garrafas podem ser veículos transmissores da doença, por isso caso possua crianças em casa reforce o cuidado com seus objetos uma vez em que as mesmas são mais propensas a contrair a doença;
  • Se você já contraiu a doença lembre-se que o tratamento não deverá ser paralisado até que a cura esteja 100% confirmada.
  • Tendo em vista que o tracoma está diretamente correlacionado com condições socioeconômicas e de saneamento básico, em regiões que tais fatores são precários o cuidado com a higiene pessoal deverá ser maior, preste atenção também no destino adequado do lixo e a disponibilidade de água potável.

Diagnostico do tracoma

O diagnóstico para o tracoma é clinico e feito através de exame ocular externo, onde uma lupa se é utilizada em busca dos sinais/presença de folículos e cicatrizes na pálpebra superior e possíveis alterações nos silos.

Qual o tratamento para tracoma

O tratamento do tracoma envolve desde antibióticos como tetraciclina e eritromicina que serão responsáveis por interromper a propagação e desenvolvimento das bactérias, até remédios de uso local como colírios e pomadas; o importante é que o processo de tratamento se inicie logo após o diagnostico inicial, evitando assim dar tempo para que a doença se alastre.

É importante ressaltar que uma vez que o tratamento tenha seu inicio ele não deverá ser paralisadosem que aconteça a autorização do médico responsável, mesmo quando com autorização o procedimento de tratamento ainda deverá ser periodicamente acompanhado até que a cura total seja do tracoma seja constatada.

Para o tratamento/diagnostico do tracoma você poderá contar com especialistas da área oftalmologista, infectologista e clínico geral,conte com os planos de saúde em Curitiba, e não seja pego de surpresa por esta doença, lembre-se que ela é evitável e com os devidos cuidados e tratamentos você não sofrera com a perca de visão.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *