Suplementos Alimentares: O que é, Qual a importância no exercício físico?

set 17, 2021 Blog

Mediante a tantas informações, é comum muitas pessoas possuírem questionamentos sobre a importância da suplementação em relação às atividades físicas, visto que, em simultâneo, ela auxilia na  potencialização dos efeitos do treino, e também pode ser a causa de riscos sérios à saúde, quando não é utilizada corretamente. Além da alimentação, consumir suplementos alimentares, é atualmente um dos recursos mais usados pelos atletas. Um exemplo é a glutamina, no decorrer desta postagem você verá glutamina para que serve.

Manter uma dieta que forneça um suprimento adequado de nutrientes tornou-se um desafio para a maioria das pessoas. Portanto, dificuldades na alimentação adequada e consumo excessivo de alimentos industrializados são fatores que determinam a introdução de suplementos na rotina alimentar diária.

O que é um suplemento?

Um suplemento se trata de uma preparação composta por vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, criado com o propósito de fornecer nutrição suficiente para proporcionar um bom funcionamento corporal. Portanto, são geralmente consumidos por pessoas com deficiências nutricionais ou que precisam compensar a perda nutricional durante o exercício.

Quando os suplementos alimentares estão associados a uma vida ativa, além de serem fáceis de preparar, transportar e consumir, também podem trazer múltiplos benefícios, pois promovem a rápida absorção de nutrientes e estabelecem o equilíbrio nutricional. Veja a seguir, quais são os tipos de suplementos:

Aminoácidos

Uns dos suplementos muito comuns são os suplementos à base de aminoácidos. Eles são usados ​​para aumentar a energia muscular, aumentando assim a massa muscular. No entanto, este tipo de suplemento é mais adequado para pessoas em treinamento de alta intensidade. Um exemplo desse tipo de suplemento é a glutamina.

Glutamina para que serve?

A glutamina se trata de um aminoácido que pode ser encontrado nos músculos, mas também pode ser feito de outros aminoácidos, que podem ser encontrados em todo o corpo. Além de outras funções, esse aminoácido também é responsável por promover e manter a hipertrofia, melhorando o desempenho dos atletas e a recuperação após pratricar exercício.

Além de promover o crescimento muscular, prevenir a perda de peso corporal de massa magra, melhorar o desempenho e o desempenho do treinamento e recuperação muscular, a glutamina tem outros benefícios, tais como:

  • Além disso, melhora o funcionamento do intestino, pois é um nutriente importante para a reparação do intestino;
  • Ajuda a tratar a diarreia ao equilibrar a produção de muco, promovendo assim movimentos intestinais saudáveis;
  • Ajuda na síntese de nucleotídeos porque é um precursor do nitrogênio;
  • Auxilia no combate ao câncer;
  • Melhora a memória e a concentração, pois é um neurotransmissor essencial do cérebro;
  • Ele fortalece o sistema imunológico, regulando a resposta imunológica de IgA, sendo um importante anticorpo que ataca vírus e bactérias;
  • Equilibre o balanço ácido-básico sob acidose;
  • Limita o desejo por açúcar e álcool;
  • Melhora o metabolismo e a desintoxicação celular;
  • Pode melhorar os sintomas do diabetes;
  • Pode promover a desintoxicação de nitrogênio e amônia no corpo;

Energéticos

Os suplementos energéticos, como o nome sugere, incentivam o aumento da energia do corpo por meio da composição balanceada de carboidratos, responsáveis ​​pelo aumento do nível de glicogênio no sangue.

A maltodextrina está presente na maioria das preparações energéticas sendo feita de uma variedade de açúcares. Esses açúcares são essenciais para um desempenho saudável durante a atividade física, mas devem ser consumidos com moderação, pois o consumo excessivo pode causar sobrecarga em alguns órgãos.

Proteicos

As preparações proteicas são amplamente utilizadas para aumentar a síntese proteica nos músculos, reduzir a gordura corporal e aumentar a ingestão de aminoácidos. São um dos principais suplementos dietéticos, especialmente aqueles derivados do soro de leite. Porém, é importante atentar para a concentração de proteínas, pois, se ingeridas de forma incorreta, podem causar problemas renais e cardíacos.

Quando é necessário usar esses suplementos?

O uso de suplementos alimentares é uma questão comum entre os praticantes de esportes. Em alguns casos, além de melhorar a absorção de determinados nutrientes, também podem estar relacionados a uma alimentação balanceada que garanta a ingestão calórica. No entanto, se complementado indiscriminadamente, a ingestão diária de nutrientes ultrapassará o nível necessário para o funcionamento normal do corpo, o que pode causar danos a determinados órgãos (como fígado e rins).

Devido ao contínuo desenvolvimento da indústria alimentícia, as atividades esportivas são cada vez mais complementadas. Portanto, quando a ingestão alimentar não atender às necessidades, isso dependerá da frequência do treinamento e das atividades envolvidas. Portanto, é importante determinar o tipo de suplemento com a ajuda de profissionais treinados para evitar os efeitos colaterais do excesso de substâncias no organismo.

Quais são os benefícios da suplementação alimentar?

Para que aqueles que praticam atividades físicas intensas possa colher os benefícios dos suplementos, ele deve usar os tipos corretos de suplementos, sendo necessário considerar também as quantidades ideais. Após a conclusão desta operação, os principais benefícios que podem ser sentidos são:

  • Aumenta o metabolismo (termogênese) é favorável à queima de gordura;
  • Aumenta o nível de proteção dos ossos, nervos e ligamentos;
  • Mais vontade de praticar exercícios e atividades relacionadas ao dia a dia;
  • Melhora a absorção de minerais e vitaminas pelo corpo;
  • Melhora o humor, o desempenho e a qualidade do sono;
  • Melhor desempenho físico, disposição e motivação física;
  • Reduz o tempo de recuperação muscular;

O que são os suplementos multivitamínicos?

Os multivitamínicos são suplementos que combinam vitaminas e minerais com funções de extrema importância para diferentes necessidades. Este tipo de suplemento torna-se ainda mais importante entre as pessoas que não conseguem comer de forma saudável devido a uma rotina diária estressante (incluindo exercícios físicos regulares).

“A grande maioria das pessoas carece de vitaminas e minerais em suas dietas. Por isso o uso de multivitamínicos para complementar a dieta é tão comum e recomendado”, disse o nutricionista esportivo Diogo Círico. Segundo especialistas, o público que pratica musculação e outras atividades esportivas obter benefícios usando os multivitamínicos. Eles ajudam a melhorar o desempenho atlético e atuam no crescimento e recuperação muscular.

Os atletas ou aqueles que praticam atividades frequentes, precisão de quais vitaminas?

A seguir estão algumas vitaminas e nutrientes essenciais adequados para atletas ou pessoas que se exercitam regularmente.

Complexo B

O complexo B é um grupo de vitaminas extremamente importante para várias funções metabólicas em nosso organismo. É possível encontrá-las em alguns alimentos ou concentrados em suplementos para fornecer a quantidade de que o corpo necessita na vida diária.

Vitamina C

A vitamina C participa do processo redox das células e atua como um antioxidante natural eficaz. A suplementação de atletas com nutrientes antioxidantes, principalmente os efeitos nutricionais da vitamina C, tem sido amplamente utilizada como forma de prevenir e/ou minimizar os danos causados ​​pela formação de altos níveis de radicais livres durante a prática de atividades físicas.

Vitamina D

No estudo de atletas e pessoas normais, verificou-se que, em comparação com pessoas com concentração suficiente de vitamina D, baixos níveis de vitamina D estão associados a maiores percentagens de gordura e menor desempenho de força. Em outras palavras, quanto menos vitamina D no corpo, menos força física e mais gordura. Portanto, é importante investir em quantidade adequada dessa substância para obter melhores propriedades físicas.

Vitamina E

A vitamina E é muito importante para os atletas. Sua presença no corpo não só garante atividades diárias saudáveis, mas também auxilia nos treinamentos de alta intensidade. A vitamina E é proeminente porque atua como um antioxidante no corpo. Este fator é especialmente importante para quem pratica musculação. A suplementação dessa vitamina garante que o desgaste causado pela oxidação seja reduzido.

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