Não existe nenhuma maquiagem, botox, ou qualquer tipo de tratamento facial que seja mais atraente do que um sorriso perfeito. Mas para isso é importante ter um cuidado e uma ótima higienização bucal, para manter os dentes sempre lindos. 

Um belo sorriso faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas, já que ele é visto como o cartão de visita de todos nós, capaz de encantar e demonstrar a felicidade. Quando uma pessoa não se sente confortável com o seu sorriso, diversos problemas podem surgir.

Uma baixa autoestima faz com que a pessoa se sinta insegura, o que consequentemente afeta a sua relação consigo mesma e com os outros, trazendo tristeza e infelicidade. 

Por isso, cuidar da saúde de seus dentes e se preocupar em ter um sorriso perfeito vai além da estética ou da beleza, é uma prova de autocuidado consigo mesmo para que sua qualidade de vida seja melhor.

Principais cuidados para manter um sorriso perfeito:

Dentre tantos cuidados básicos que podem ser realizados até mesmo no dia a dia, os mais importantes para garantir um sorriso perfeito e saudável são: 

  1. Escove bem os dentes

É de extrema importância manter uma rotina de escovação, pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições.

De fato, é preciso lembrar que durante o procedimento de escovação, faça movimentos giratórios e lentos para não machucar a gengiva, pois ela é muito sensível. Não esqueça de escovar a língua, porque ela retém boa parte das bactérias. 

O fio dental também é essencial neste processo e precisa fazer parte da sua rotina, afinal, ele é o melhor amigo dos dentes. 

  1. Evite ingerir álcool

Além de não fazer bem para o nosso organismo, o álcool também afeta a nossa saúde bucal. Pois ele reduz cerca de 25% de saliva da boca, nisso pode provocar alguns resíduos na superfície dentária aumentando a probabilidade de incidência de cáries.

O álcool é um dos grandes vilões da saúde física e mental, pois uma pessoa que se torna dependente dele acaba colocando em risco suas relações pessoais e familiares, adquirindo diversos problemas de saúde junto com isso.

  1. Visite o dentista

Como já sabemos, é de suma importância realizar visitas ao dentista, pelo menos de seis em seis meses, para realizar uma limpeza mais profunda, verificar se está livre de possíveis doenças e para manter sempre um belo sorriso. 

Para quem possui um plano particular, fica ainda mais fácil e acessível marcar uma consulta ou avaliação com um dentista para verificar se está tudo certo com a saúde dos dentes.

Mesmo que você não esteja sentindo nada, é muito importante consultar frequentemente um odontologista para que a saúde e beleza de seu sorriso sejam garantidos e que doenças bucais sejam evitadas.

  1. Realize tratamento ortodôntico 

Caso você possua dentes desalinhados, e deseja ter um sorriso perfeito, aposte em um aparelho ortodôntico transparente, pois é a melhor solução que existe hoje. 

Esse tratamento corrige não somente os dentes que estão desalinhados, mas também auxilia na na correção da mastigação, respiração e fala. Sendo assim, você ganha não apenas um tratamento estético, mas também, a saúde geral da sua boca. 

Problemas como a cárie, gengivite ou a assimetria da arcada dentária afeta milhares de pessoas ao redor do Brasil e do mundo, e quanto antes você começar a tratá-los, melhor sera o resultado. 

Para quem não gosta de chamar muita atenção com os aparelhos metálicos, há diversos tipos de alinhadores transparentes, que além de serem discretos, proporcionam excelentes resultados, como o aparelho invisível. Tudo para um sorriso perfeito.

  1. Clareamento dental 

Atualmente ele é um dos procedimentos mais buscados nos consultórios clínicos pelos pacientes, eles estão aderindo muito a esse procedimento, pois além de sua extrema eficiência, é um procedimento bem rápido e indolor. 

O clareamento devolve a cor natural dos dentes, que ao longo do tempos nós perdemos devido à má alimentação, má higiene bucal e também em alguns casos, como o fumo. Se você tiver um bom cuidado, seu clareamento pode durar até dois anos em média. 

Invista também no laminado de porcelana. As lentes de contato e as facetas de resina, são um dos procedimentos preferidos dos famosos na hora de escolher um sorriso perfeito, pois transformam sorrisos, elevam autoestima, e não são invasivos. 

São técnicas de colagem de laminados bem finos na parte externa dos dentes. A lente de contato e a faceta em resina são mais indicadas para correção de:

 

  • Dentes fraturados;
  • Dentes com tamanhos diferentes;
  • Sorriso escuro ou mudança de cor nos dentes;
  • Espaçamento entre os dentes.

 

O tratamento é super rápido e bem simples, em poucas sessões o paciente já fica com um sorriso perfeito, esse procedimento também é indolor. E detalhe, você pode optar por colocar as facetas ou lentes em apenas alguns dentes. 

Mesmo assim terá ótimos resultados e verá a diferença das facetas de porcelana antes e depois do tratamento, sabendo como são eficazes. 

O que realmente caracteriza ter um sorriso perfeito:

Quem deseja ter um sorriso bonito, precisa começar com a saúde bucal, e ter disciplina na higienização, assim como as visitas frequentes ao dentista para prevenir inúmeras doenças. 

Quando há desalinhamento dos dentes, não é somente a estética que fica prejudicada, isso também afeta a respiração e até mesmo o sono. Conquistar dentes brancos e brilhantes é a consequência de cuidados bucais para chegar ao objetivo de um sorriso perfeito. 

Quando todos esses fatores estiverem concluídos e presentes na sua vida, e principalmente na sua boca, você pode voltar a sorrir novamente, com total segurança, onde quer que esteja. 

Como mencionamos anteriormente, um belo sorriso te ajuda a construir relações mais saudáveis com os outros e com você mesmo, aumentando a sua confiança e segurança, garantindo o seu sucesso e bem estar. 

A saúde bucal não é apenas um tratamento estético, como muitas pessoas pensam, é a prevenção à saúde corporal e bucal e a elevação da autoestima, onde o paciente pode sorrir com liberdade, não há prazer maior para um profissional da odontologia. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *