Você sabia que os procedimentos de primeiros socorros são muito úteis para diversos casos de emergências?

Qualquer pessoa com até um Curso Online de primeiros socorros pode salvar alguém, pois esperar por um socorrista profissional pode significar a perda da vítima ou agravo da situação da mesma.

Com isso, todas as pessoas devem estar preparadas para desempenharem as ações básicas de primeiros socorros. Essas ações serão determinantes para salvar a vítima ou minimizar os desconfortos dela.

Os primeiros socorros são procedimentos de emergência, no qual essas ações deverão ser aplicadas nas vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o objetivo de mantê-la viva e com os seus sinais vitais. Esse procedimento será uma ação individual ou coletiva, que deverá ser dentro das suas devidas limitações, e ela deverá ocorrer até que o socorro avançado esteja no local com a finalidade de prestar uma assistência mais minuciosa e definitiva para salvar a vítima.

Todo socorro deverá ser prestado sempre quando a vítima não tiver condições de cuidar de si própria, recebendo assim um primeiro atendimento pela pessoa próxima, que deverá estar capacitada e logo acionando o atendimento especializado.

Definimos o profissional em atendimento de emergência sendo chamado de Socorrista, ele possuirá a formação e os equipamentos especiais, assim como os Paramédicos, e uma pessoa que realiza um Curso de Primeiros Socorros é chamado de Atendente de Emergência.

Sempre antes de atendimento de primeiro socorro, será fundamental que o socorrista tenha em mente as seguintes necessidades:

  • Manter sempre a calma;
  • Afastar todos os curiosos.

Telefones úteis em caso de emergência

  •         Samu: 192
  •         Corpo de Bombeiros: 193
  •         Disque-intoxicação (Anvisa): 0800-722-6001
  •         Defesa Civil: 199
  •         Polícia Militar: 190

É fundamental salientar sempre que algumas pessoas não estão devidamente preparadas para realizar os primeiros socorros e, por isso, o ideal é que deixe outra pessoa realizar os devidos procedimentos adequados e assim auxiliar de outra maneira, como por exemplo, buscando socorro.

É importante aplicar primeiros socorros?

É muito importante a prestação de atendimentos emergenciais. Os conhecimentos básicos muitas vezes diminuem a dor e o sofrimento das vítimas, evitando assim as complicações futuras. Mas, você deve compreender que nas situações emergências, o primeiro lugar é manter a calma, você deve verificar se a prestação do socorro não trará nenhum risco. Todo socorrista deve ter o entendimento sobre como prestar os devidos socorros sem agravar ainda mais a saúde da vítima, e nunca esquecer que a prestação dos primeiros socorros jamais vai excluir a importância de um médico ou paramédico.

Tipos de acidentes

Veja logo abaixo alguns exemplos que exigem primeiros socorros:

  •         Choque elétrico;
  •         Infarto;
  •         Parada cardiorrespiratória;
  •         Envenenamento;
  •         Picada de cobra;
  •         Asfixia;
  •         Queimaduras;
  •         Sangramentos;
  •         Transporte de vítimas;
  •         Fraturas, luxações, contusões e entorses;
  •         Acidentes de trânsito.

O que se deve fazer?

Muitos acidentes poderiam ser evitados, mas quando acontecem, geralmente vêm sempre acompanhados de alguns outros fatores, como por exemplo, o nervosismo, as cenas de sofrimento, o pânico, entre outros.

Sempre quando for possível os socorristas sempre devem pedir e aceitar a colaboração de outras pessoas preparadas, sempre deixando que a pessoa com maior conhecimento e experiência possa liderar o ato de salvar a vítima, dando espaço para que o mesmo demonstre os seus conhecimentos para com a vítima, o socorrista deverá trabalhar com calma e firmeza no que deverá ser feito, devendo ser de forma rápida, correta e muito precisa.

Atitudes corretas

  •         Calma, bom-senso e o discernimento para com o atendimento com a vítima;
  •         Fazer um atendimento muito agir, mas sempre respeitando os seus limites e o dos demais;
  •         Transmitir para a vítima: tranquilidade, alívio, confiança e segurança;
  •         Utilizar os devidos conhecimentos básicos de primeiros socorros;
  •         O socorrista deverá improvisar quando for necessário;
  •         Jamais tome nenhuma atitude na qual não tem o devido conhecimento;
  •         Se não tiver os devidos conhecimentos, apenas auxilie dentro da sua capacidade.

Omissão de socorro

Sabia que a omissão de socorro é considerada crime no Brasil?

Segundo o Decreto-Lei Nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, deixar de prestar qualquer assistência a uma pessoa em risco pode resultar em detenção ou multa.

Veja o art. 135 que aborda o tema de omissão de socorro:

Art. 135 – Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

Parágrafo único – A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

 

Nunca é demais conquistar conhecimento de técnicas de primeiros socorros, porque nunca se sabe quando a gente irá precisar. Mesmo achando que não temos a coragem ou a habilidade para aplicá-las jamais devemos deixar de aprender. Pois, muitas vezes o espírito de querer salvar alguém falará mais alto, e para agir você deverá ter em mente as técnicas que nos possibilitem prestar um socorro que será rápido, preciso e muito eficiente, auxiliando assim as pessoas que encontram-se no momento totalmente dependentes do auxílio de terceiros.

 

Depois de ler sobre o que você conhece sobre primeiros socorros, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *