Marketing digital para clínicas médicas: conheça as principais estratégias

jul 22, 2021 Blog

Considerando que o marketing digital é uma realidade do mundo corporativo, ele é apropriado para vários tipos de empreendimento, incluindo as clínicas médicas.

Afinal, os consultórios médicos também são empresas, portanto, precisam ser divulgados para atrair pacientes.

Ainda assim, é preciso se atentar para as peculiaridades do marketing digital para esse tipo de serviço.

Por se tratar de uma atividade voltada para a saúde das pessoas, existem algumas restrições na hora da divulgação virtual.

Isto posto, nesse texto você vai encontrar informações sobre os benefícios do marketing digital para médicos, as principais estratégias recomendadas e as restrições. 

Por que investir em marketing digital para consultórios?

Quando se fala em marketing digital, é comum associar a prática à venda de produtos ou serviços pontuais, como roupas ou alimentos.

Na realidade, os consultórios médicos também têm muito a ganhar nesse ramo.

As estratégias de marketing digital são essenciais para construir uma boa reputação e manter os clientes informados a respeito dos serviços que a clínica oferece.

Suponha que você trabalhe em um consultório de cirurgias estéticas, com uma estratégia como o marketing de conteúdo, é possível:

  • Tirar dúvidas de clientes;
  • Explicar cada procedimento disponibilizado;
  • Mostrar as dependências do consultório;
  • Divulgar feedbacks de clientes.

Além disso, hoje em dia o Google é usado para pesquisar uma infinidade de informações, portanto, empregar ações como anunciar no Google Ads é garantia de maior visibilidade.

Como fazer marketing digital para serviços médicos

Os pontos principais da divulgação virtual de um consultório são a visibilidade e o fator educativo. Por isso, acompanhe os tópicos a seguir para conhecer as principais estratégias.

Agendamento de consultas

Cada vez mais a internet se consolida como o meio de comunicação mais usado para diversas tarefas do dia a dia.

Invista em plataformas de agendamento de consultas online. Assim, as pessoas poderão entrar em contato mais facilmente.

Site informativo

O site de um empreendimento é uma espécie de vitrine virtual. Ele deve apresentar todas as informações necessárias de um modo atrativo e ser fácil de navegar.

Pesquise sobre os métodos de ranqueamento de páginas do Google e trabalhe para que o site da sua clínica esteja entre os primeiros resultados.

Sobretudo, produza conteúdo consistente, posts instrutivos vão definir a quantidade de pacientes que procurarão pelos serviços do consultório.

Anúncios virtuais

Como já dissemos acima, a internet é uma grande vitrine de oportunidades. Garantir um lugar nesta vitrine envolve, entre outras estratégias, investir em anúncios.

É possível anunciar em um grande número de sites, desde mecanismos de busca até redes sociais. É o caso do Instagram Ads, a plataforma de anúncios do Instagram.

A segmentação envolve a escolha de palavras-chaves populares e a redação de textos que incentivem a contratação do serviço.

As restrições do marketing médico

Chegou a hora de conhecer as restrições que existem para exercer o marketing médico.

Os limites são determinados pelo Conselho Federal de Medicina e tem como objetivo promover uma divulgação ética.

É proibido divulgar fotos de pacientes, mesmo se eles autorizarem. A única exceção é o uso de fotografias em trabalhos científicos.

A divulgação do endereço e do telefone de clínicas nas redes sociais só foi regularizada em 2015.

As publicações não podem prometer resultados ou ser sensacionalistas. Por exemplo: uma clínica estética não pode anunciar seus serviços como os melhores que existem no mercado.

É permitido divulgar quais são os equipamentos utilizados nos procedimentos, mas não associar os equipamentos à eficácia de um tratamento ou cirurgia.

O médico pode informar sua formação e seus títulos, porém, só duas especialidades podem ser mencionadas.

Os profissionais de medicina são vetados de participar de anúncios de marcas. Eles podem somente dar entrevistas para a mídia com a intenção de esclarecer dúvidas.

Também não é permitido informar preços e formas de pagamento, nem oferecer descontos e promoções.

Marketing digital é ampliação de oportunidades

Apresentamos neste texto os principais pontos a respeito da prática de marketing digital para serviços médicos.

Existem limitações que devem ser respeitadas, já que se trata de uma atividade de saúde pública. No entanto, isso não significa que não haja boas oportunidades.

Com um plano de divulgação consistente e conhecimento sobre as ferramentas de marketing, como funciona o Facebook Ads, é possível aprimorar a visibilidade do seu consultório grandemente, portanto, estude as possibilidades para atrair mais pacientes.

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