Mamoplastia redutora: O que é e como é feito

O que é Mamoplastia?

A mamoplastia redutora é uma cirurgia que muitas mulheres buscam quando não estão satisfeitas com os seios muito grandes ou sentem muitas dores nas costas.

A cirurgia de mamoplastia é feita para diminuir o tamanho e o volume das mamas, sendo indicada quando a mulher está com dor no pescoço constante ou apresenta o tronco curvado, provocando alterações na coluna devido ao peso das mamas.

Para que serve a cirurgia de mamoplastia redutora?

O objetivo da cirurgia de mamoplastia redutora é a retirada do excesso de gordura, de tecido glandular e de pele da região das mamas. 

Por meio desta intervenção cirúrgica, é possível diminuir o tamanho dos seios, aliviando assim o desconforto que causaram, além de oferecer uma maior simetria em relação ao resto do corpo.

Entretanto, essa cirurgia pode ser feita também por motivos estéticos, principalmente quando a mulher está com a autoestima baixa por conta do seio muito grande.

A cirurgia de mamoplastia pode ser feita em mulheres a partir dos 18 anos, pois na maioria dos casos, a mama já está completamente desenvolvida.

Sua recuperação demora cerca de 1 mês, sendo necessário o uso de sutiã durante todo esse período.

Como é feita a cirurgia de mamoplastia redutora?

O procedimento de redução de mamas é feito com a paciente sob efeito de anestesia geral, e pode durar até 2 horas.

A cirurgia de mamoplastia redutora é feita a partir de incisões nos seios, que podem ser padrão circular ao redor da aréola, padrão de fechadura ou também em forma de T.

Após a incisão, os excessos de gorduras são removidos, o mamilo é reposicionado e o tecido mamário é reduzido e levantado. 

Conforme seja o desejo da paciente, a aréola também pode ser reduzida.

Qual o tempo para a recuperação de mamoplastia redutora?

Após a cirurgia de mamoplastia redutora, pode-se sentir um pouco de dor, é necessário usar os medicamentos que o médico indicou e também usar um sutiã com um bom suporte dia e noite.

 Principalmente nos 15 primeiros dias da mamoplastia redutora, a paciente deve evitar qualquer esforço físico. 

É de extrema importância que esses cuidados sejam mantidos até 30 dias após a retirada das mamas. 

Outro cuidado muito importante também é evitar dormir de lado ou de bruços, além de não poder levantar os braços acima da linha dos ombros de jeito nenhum.

A paciente pode precisar utilizar uma bandagem elástica ou sutiã cirúrgico por 30 dias para que dê a sustentação necessária e também para diminuir o inchaço resultante da mamoplastia.

Dependendo da quantidade de gordura que foi retirada, o cirurgião pode recomendar também o uso de dreno para acabar com qualquer excesso de sangue que possa ficar acumulado na região das mamas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.