Lente de contato dental: Entenda todos os benefícios

 A preocupação com uma boa autoestima é uma prioridade para muitos brasileiros e o cuidado com a aparência se tornou essencial. Com a beleza dos dentes o mesmo acontece. Tratamentos como a lente de contato dental têm se tornado cada vez mais populares.

E não é para menos, a qualidade do sorriso tem uma relevância muito grande no dia a dia das pessoas, influenciando na autoestima, no conforto de falar ou sorrir em público e na efetividade da comunicação interpessoal.

Por esse motivo, e em conjunto com a influência dos artistas e celebridades, a procura pela aplicação da lente de contato dental aumentou muito em todo o país. Mas, o que exatamente é essa intervenção?

O que é a lente de contato dental?

A lente de contato dental é um procedimento estético odontológico que visa à correção de inúmeros problemas com a aparência da dentição. Por meio de aperfeiçoamentos cosméticos, os dentistas são capazes de proporcionar uma harmonização do sorriso.

Isso é possível porque este tratamento consiste na confecção e aplicação de lâminas ultrafinas de porcelana – que medem entre 0,3 e 0,5mm –, na região vestibular dos dentes. Desta forma, a técnica permite o ajuste de condições, como:

  • Coloração escurecida dos dentes;
  • Tamanho desigual das unidades dentárias;
  • Formato discrepante;
  • Quebras ou trincos;
  • Diastemas leves;
  • Desalinhamento, entre outros.

Mas, além dos benefícios estéticos, esse procedimento pode auxiliar no aprimoramento da mordida, melhorando a mastigação e realizando uma otimização importante da absorção de nutrientes.

Vantagens de optar por essa intervenção estética

O investimento nas lentes de contato dentais traz diversas vantagens relacionadas à melhora da aparência da arcada dentária e a manutenção da autoestima para os pacientes. Isso pode possibilitar mais conforto estético e satisfação com a beleza geral do rosto.

Entre alguns dos consertos que essa intervenção pode proporcionar aos pacientes, as que mais chamam a atenção dos brasileiros são:

  1. Preservação da estrutura do dente

Semelhante à faceta nos dentes – que são feitas artesanalmente em resina -, as lentes de contato são formas eficientes de aprimoramento da estética dental.

As facetas dentais são muito mais finas e fáceis de encaixar ao redor da dentição natural. Por isso, o desgaste necessário pode ser mínimo e, em muitas ocasiões, nem sequer é exigido.

Assim, os pacientes podem ter a segurança de uma dentição completamente saudável e íntegra por baixo das próteses de porcelana. Mas isso pode variar de acordo com cada caso, é claro.

  1. Aperfeiçoamento de diastemas

O diastema é uma separação exagerada entre os dentes, muito comum nas dentições superiores da frente. Além do impacto da mordida, esta condição pode causar um grande descontentamento com a aparência.

Muitas vezes essa correção é feita por meio do tratamento ortodôntico, mas isso pode não ser uma opção ideal, considerando o aparelho de porcelana preço. Assim, em casos mais leves ou moderados, os pacientes podem optar pela aplicação da lente de contato.

Isso, além de alterar a largura dos dentes, esse tipo de procedimento também ajuda na correção da altura dessas estruturas e os resultados podem ser desfrutados imediatamente.

  1. Tratamento completamente indolor

As pessoas que optam por colocar facetas nos dentes são capazes de passar por uma transformação completa da estética oral e um aperfeiçoamento considerável na qualidade do sorriso, sem a preocupação com dores ou desconfortos.

Isso porque, ao contrário do aparelho dentário ou das demais alterações estruturais dentárias, a aplicação das lentes de contato é completamente indolor. Desta forma, os dentistas não precisam nem sequer aplicar anestesia local.

E para completar, toda a cimentação das facetas pode ser concluída em uma única sessão.

  1. Alta durabilidade

Muitas pessoas se preocupam com a lente de contato dental quanto custa e essa é uma apreensão válida, pois dependendo da qualidade do procedimento e das tecnologias utilizadas no processo, o valor pode ser um pouco alto.

No entanto, a durabilidade desse produto tende a compensar as despesas e proporcionar um custo benefício importante. Afinal, com os cuidados adequados e uma boa higienização bucal diária, as lentes podem durar entre 10 e 15 anos.

Além disso, apesar de serem bastante finas, as lâminas de porcelana são muito resistentes e os pacientes não precisam se preocupar com a alimentação ou com o aparecimento de problemas cosméticos.

  1. Melhora completa da autoestima

Na busca por um aumento na autoestima, as pessoas tendem a investir no clareamento a laser valor, como forma de tornar o sorriso mais agradável. E essa pode ser uma solução muito satisfatória e eficiente.

Quando combinada com a aplicação da lente de contato dental, esse tratamento pode tornar o sorriso ainda mais exuberante e satisfatório. Pois, enquanto o clareamento faz a remoção das manchas e do escurecimento, a lente promove a mudança de cor dos dentes.

Assim é possível conquistar uma arcada dentária mais branca e brilhante, ao mesmo tempo em que se promove um aperfeiçoamento no conforto de sorrir e conversar em público. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.