Ganhar tempo no gerenciamento do consultório odontológico é um dos principais objetivos de muitos empresários e gestores. 

Isso porque, junto aos atendimentos, catalogação de documentos, administração financeira, o dia pode ficar curto para o desenvolvimento de todas as atividades.

Um consultório mal administrado acaba sofrendo dificuldades na organização dos gastos e recebimentos da clínica, com a redução dos custos de operação, na captação e fidelização de clientes, no controle de estoque, entre outras tarefas.

Além disso, como em muitos casos os próprios dentistas são os responsáveis pela coordenação do consultório, o tempo exigido para o constante aperfeiçoamento técnico na área odontológica pode acabar tornando esse gerenciamento ainda mais desafiador.

No entanto, com a introdução de algumas ferramentas e estratégias, no dia a dia do trabalho, é completamente possível aprimorar os conhecimentos acerca da gestão para dentista, tornando a organização do seu negócio muito mais eficiente.

Importância de um bom gerenciamento de consultório

Sem o investimento adequado em uma boa gestão hospitalar, no seu consultório odontológico, os empresários podem passar a perceber uma dificuldade em alcançar o potencial máximo nos atendimentos e uma queda importante na qualidade do serviço.

Na realidade, a gestão empresarial é tão importante – em todos os segmentos do mercado – que a sua negligência é conhecidamente uma das maiores responsáveis pela falência e o encerramento das atividades comerciais, em todo o Brasil.

Assim, além de se tratar de um centro de prestação de serviços, as clínicas odontológicas também são empreendimentos que exigem uma administração comprometida. Somente desta forma será possível:

  • Garantir o pleno funcionamento dos processos;
  • Fazer a manutenção da produtividade;
  • Assegurar uma administração financeira adequada;
  • Realizar o pagamento de contas dentro dos prazos;
  • Aprimorar o atendimento aos pacientes, entre outros.

Por isso, investir na gestão hospitalar ead valor da mensalidade, pode ser uma das melhores maneiras de fazer com que o seu negócio seja mais bem organizado e eficiente, tendo melhores condições para a manutenção e ampliação da marca.

Maiores desafios da gestão de uma clínica odontológica

Independente do segmento de atuação, investir no Brasil é uma tarefa naturalmente desafiadora. 

Com o setor da saúde não poderia ser diferente. Afinal, além das adversidades comuns, a gestão de saúde e administração hospitalar costuma ser feita pelos próprios profissionais dentistas.

Como normalmente as universidades de medicina ou odontologia não abordam diretamente a administração de negócios, ao abrir um consultório ou clínica esses médicos terão que se dividir entre o atendimento, a gestão e o aprimoramento técnico administrativos.

Entre os principais desafios, a organização de um negócio odontológico é importante destacar que o controle financeiro, a organização adequada da agenda, a contratação de funcionários eficientes e o controle de estoque estão entre as questões mais recorrentes.

Isso porque, enquanto esse segmento possui um custo de funcionamento bastante alto, os recursos limitados exigem a construção de uma gestão estratégica muito aprimorada. 

Em contrapartida, um controle inadequado da agenda pode causar a insatisfação dos pacientes e a perda da qualidade do serviço.

Essas e outras tantas particularidades comuns no segmento são capazes de provocar crises importantes que afetam a credibilidade da empresa, a captação e fidelização dos pacientes e, com certeza, podem fazer com que a empresa precise ser fechada.

Assim, encontrar formas de aprimorar a administração dos consultórios é essencial.

Formas de aprimorar a administração odontológica

Ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, a gestão de consultório não está relacionada exclusivamente com as questões administrativas. Ela possui uma abordagem ampla que compreende a criação do planejamento estratégico e a definição de metas.

Além disso, ela deve levar em consideração as ações publicitárias, a adoção de táticas que viabilizam a captação de clientes, organização de todas as funções a serem exercidas e criação de políticas de recursos humanos que auxiliem na gestão dos funcionários.

Ainda que tudo isso pareça muito intimidador para os profissionais que já sofrem com a conciliação entre o atendimento médico e o controle básico da clínica dentária, existem formas de otimizar essas tarefas sem gastar longos períodos em uma sala de aula.

Assim, se você deseja saber como tornar a sua gestão mais proveitosa, atente-se a:

  1. Gestão de tempo

Como dito anteriormente, uma boa gestão de tempo é, atualmente, uma das principais necessidades dentro dos consultórios médicos. Ela consiste na organização de toda a rotina diária da empresa, de forma planejada e objetiva.

Para isso, os profissionais precisam definir todas as tarefas que precisam ser realizadas para garantir o pleno funcionamento da clínica, listando cada uma das pendências e o tempo que elas exigem para serem devidamente completadas.

Depois disso é muito importante: aprender a definir as prioridades de forma eficiente, evitar atrasos, manter a organização do escritório – incluindo prontuários, agenda e materiais para os atendimentos –, adotar ferramentas que auxiliem na gestão do tempo, entre outros.

Por meio de cursos à distância, como a gestão hospitalar ead, os gestores e empreendedores podem se tornar mais aptos na realização desse tipo de gerenciamento, de forma rápida e muito mais conveniente.

  1. Administração de recursos humanos

Inevitavelmente, durante o decorrer das atividades comerciais, a contratação de funcionários que auxiliem na realização da organização da empresa ou no desenvolvimento de outras atividades importantes, será uma indispensabilidade para o seu negócio.

Contudo, de nada adianta ser um profissional de excelência ou investir na modernização do seu consultório, se esses colaboradores não forem capacitados para desempenhar suas funções ou se você não tiver o conhecimento necessário para auxiliar na coordenação.

Por isso, através de uma pós graduação gestão hospitalar ead ou na realização de cursos rápidos de gestão de recursos humanos à distância, você pode aprender técnicas especializadas para conquistar os talentos mais promissores para o seu negócio.

  1. Investimento em marketing digital

Quando falamos em organização de consultório e administração de recursos financeiros, muitas vezes os investimentos no marketing digital são esquecidos. 

Ainda hoje é bastante comum que essas ações sejam relacionadas apenas com a venda de um produto.

Assim, o marketing digital tem sido uma das ferramentas mais fundamentais para um desempenho satisfatório das clínicas odontológicas. Afinal, ele permite uma aproximação com o público consumidor e um aumento da visibilidade da marca.

Além disso, essa técnica é tão estudada nos cursos mba em administração hospitalar e gestão em saúde, pois ela também permite o:

  • Compreensão sobre as necessidades dos pacientes;
  • Segmentação do público;
  • Identificação de pontos de melhoria no serviço;
  • Agilidade e assertividade no atendimento;
  • Reconhecimento de pontos de inovação.

Com a ajuda das ferramentas de marketing – como as ações realizadas por e-mail ou por Whatsapp – também é possível tornar o controle da agenda mais preciso, fazendo com que seja mais fácil lembrar os pacientes dos horários dos atendimentos. 

Desta forma, é possível evitar atrasos e demais inconveniências que são capazes de atrapalhar todo o planejamento.

  1. Organização da agenda

Outro aspecto estudado na gestão hospitalar ead 2 anos é a indispensabilidade de um bom controle da agenda e da adoção de métodos de modernizar essa tarefa, tornando a administração dos horários muito mais precisa e prática.

Uma forma de fazê-lo é adotando sistemas informatizados que permitam a organização das consultas, agendamentos e cancelamentos, de modo completamente digital e a partir de qualquer local – por meio de dispositivos eletrônicos, como os celulares ou tablets.

Desta forma é possível evitar os erros que são mais suscetíveis nas agendas de papel, como o agendamento de dois pacientes no mesmo horário, por exemplo – e ainda viabiliza que seja possível realizar esse agendamento no site da marca.

  1. Adoção de ferramentas tecnológicas

Seja como forma de otimizar o tempo ou a qualidade do serviço prestado, a adoção de ferramentas tecnológicas no dia a dia dos consultórios odontológicos tem se mostrado extremamente proveitosa para a gestão e crescimento da marca.

Afinal, a informatização das atividades internas – desde o armazenamento de prontuários médicos até a organização do estoque – possibilita o alcance de uma precisão maior para cada uma das ações e ainda ajuda no processo de aprimoramento dos processos.

Através da realização de um curso mba em gestão hospitalar ead, é possível que os empresários ou dentistas compreendam mais a fundo sobre como utilizar essas tecnologias a favor da organização da clínica médica e da inovação do atendimento prestado.

Todas as informações e técnicas mencionadas são grandes destaques dentro de instituições de ensino, principalmente com a compreensão atual da importância do marketing digital e administração para o sucesso de um empreendimento.

Sendo assim, procurar conhecimentos é uma forma de garantir um futuro brilhante para seu negócio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *