ENTENDA O IMPACTO DA ALIMENTAÇÃO NA SAÚDE DOS DENTES

Uma boa alimentação é fundamental para o pleno funcionamento de todo o nosso organismo, para o fortalecimento do sistema imunológico e ainda é capaz de desempenhar um papel crucial na manutenção da saúde dos dentes.

Isso porque, a dieta escolhida é capaz de influenciar desde a aparência do sorriso até a integridade das estruturas dentais, podendo interferir positivamente ou negativamente no desenvolvimento de doenças e no bem-estar dos pacientes.

Afinal, uma alimentação rica em carboidratos e açúcares ou com uma presença muito grande de comidas e bebidas muito ácidas, são capazes de incentivar a reprodução bacteriana e a assimilação dos resquícios de alimentos, provocando a:

  • Erosão dental;
  • Formação de placa bacteriana;
  • Desenvolvimento de tártaro;
  • Aparecimento de cáries;
  • Inflamações gengivais;
  • Danos no esmalte dentário;
  • Escurecimento dos dentes, entre outros.

Em contrapartida, um regime balanceado e abundante em verduras, hortaliças, castanhas, laticínios e frutas, é responsável pela reposição das vitaminas e minerais necessários para o fortalecimento das estruturas de sustentação dental, para a formação do esmalte e para o combate aos microrganismos orais.

Assim, em conjunto com a realização de visitas frequentes com um dentista – que pode ser facilitado por meio dos benefícios plano odontológico empresas –, uma boa alimentação pode garantir a um sorriso mais bonito, saudável e livre de qualquer doença ou imperfeição.

veja alguns Alimentos essenciais para uma boa saúde bucal

Os minerais são essenciais para o fortalecimento do esmalte dentário e para o combate às cáries.

Entre os mais importantes, o flúor, o cálcio e o fósforo são os mais necessários, uma vez que são cruciais para a formação estrutural dos dentes e que podem reduzir as cáries em até 60%.

Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos produtos alimentícios como leite, peixes, vegetais, feijões e até na água que bebemos ou que usamos para cozinhar alimentos – já que no Brasil ela é enriquecida com flúor.

Além disso, as vitaminas também são fundamentais para a saúde geral da dentição e da mucosa bucal – que inclui as bochechas, língua e gengivas –. Por isso, é muito importante que os pacientes se atentem com a reposição de:

  • Vitamina C para a saúde gengival;
  • Vitamina D para a absorção do cálcio;
  • Vitamina K para a coagulação e síntese do plasma dental;
  • Vitaminas do complexo B para a formação dos dentes dos bebês.

Fazer a reposição dessas vitaminas é capaz de impedir o sangramento gengival, o aparecimento de feridas ou aftas e até de agilizar o processo de cicatrização dos tecidos, tornando a boca mais resistente à ação microbiana.

Importância da escovação após todas as refeições

Que os doces e açúcares fazem mal para a dentição, isso não é novidade para ninguém. E que o consumo de frutas e vegetais é extremamente importante para a manutenção da integridade oral, isso também tem sido amplamente divulgado.

No entanto, independente do tipo de alimento ingerido, a realização de uma escovação adequada após as refeições é uma indispensabilidade.

Isso porque, a placa bacteriana pode ser formada a partir de quatro horas após a escovação ou imediatamente após as alimentações.

Por isso, o investimento em bons hábitos de higiene e em um acompanhamento odontológico frequente – que pode ser facilitado com o auxílio do plano odontologico pme – é um aliado importante na utilização da alimentação como forma de fortalecimento das estruturas dentais.

  1. Qual o momento ideal para realizar a higienização bucal?

Mais do que apenas realizar a limpeza bucal, também é preciso saber o momento ideal para fazê-lo. Isso porque, após a ingestão de alimentos, o pH salivar tende a ficar mais ácido, o que faz com que o esmalte dentário fique mais suscetível à erosão.

Portanto, é muito importante que todos os pacientes aguardem entre 30 minutos após as refeições para realizar a escovação.

Neste tempo – e com a ingestão de bastante água –, a saliva volta a ficar alcalina e os dentes não correm perigo de serem desgastados pela escova.

  1. Como fazer uma limpeza adequada?

Outra questão importante sobre a higienização bucal é a necessidade de fazê-la adequadamente, e isso inclui uma atenção especial com os acessórios utilizados, com a força aplicada, com o tempo dedicado a esses cuidados e até com o posicionamento das escovas.

Por isso, o uso de um plano odonto pme pode ser imprescindível para aprender sobre as melhores maneiras de fazer com que essa limpeza seja mais eficiente para a sua saúde bucal, sem que ela cause machucados ou danos importantes nos dentes ou nas gengivas.

Entre as principais atenções que precisam ser tomadas, é necessário atentar-se com a frequência das escovações – que devem ser feitas três vezes ao dia ou após cada uma das refeições –, garantir que a força aplicada seja leve e que o fio dental seja utilizado todos os dias.

  1. Como as consultas odontológicas podem auxiliar na escovação?

Como dito anteriormente, o uso de um plano odontologico para cnpj ou de qualquer outro tipo de assistência médica focada na saúde dentária, pode servir para a realização de consultas instrutivas sobre as melhores formas de realizar a higienização bucal.

No entanto, esses serviços também permitem a efetuação mais regular de limpezas profissionais periódicas, que visam à remoção da placa bacteriana e do tártaro das regiões de mais difícil acesso durante os cuidados individuais.

Com essas visitas constantes – recomenda-se que sejam feitas uma consulta de rotina a cada seis meses –, os dentistas também podem aplicar o gel de flúor nos dentes e ainda realizar um exame detalhado sobre a saúde dental dos indivíduos.

E todas essas avaliações e procedimentos ficam muito mais acessíveis com o plano odonto empresa, pois esse tipo de serviço ajuda a baratear os tratamentos e ainda dá acesso a profissionais qualificados que ficam mais próximos da sua casa ou trabalho. Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.