Desafios de um advogado criminal

ago 21, 2021 Blog

O que é Direito penal?

O Direito Penal é  voltado para resolver problemas relacionados à violação de leis por pessoas físicas ou jurídicas. É uma das áreas mais amplas e com muitas possibilidades a serem exploradas por aqueles que desejam seguir a carreira jurídica, lidando com os mais diversos tipos de crimes.

Vale lembrar que esse é um ramo que exige muita preparação e estudo dos casos e das legislações relacionadas a eles. 

Portanto, quanto mais cedo o profissional fizer sua escolha pela área, maiores serão as suas chances de sucesso na carreira.

A área Penal é uma das principais profissões do ramo, que é a de advogado criminalista. 

Este é um profissional de extrema relevância no âmbito social, visto que ele atua na proteção de direitos fundamentais do ser humano, como a liberdade individual e um julgamento justo.

Diferente de outros advogados especializados em outras áreas, o advogado criminalista não atua somente no escritório ou no tribunal.

Ele está envolvido em todo o processo em caso de mandado de prisão, visitando seu cliente na penitenciária e apresentando-se na delegacia.

Um dos principais desafios enfrentados pelos advogados criminalistas estão os abusos de poder.

Em teoria, todos são iguais perante a lei, mas, na prática, até mesmo a situação econômica do cliente altera a forma como ele é tratado e até mesmo julgado.

Outro desafio para quem escolhe a profissão de advogado criminalista é a má impressão que a sociedade tem a respeito desse profissional.

Em casos de grande repercussão na mídia, o advogado de defesa acaba sendo confundido com o acusado. 

É importante lembrar que todo cidadão tem direito de defesa e, diante dessas situações, não cabe ao advogado julgar, mas defender os direitos do cliente.

5 dicas de áreas de atuação para um advogado criminal

  • Advogado particular

O advogado criminalista particular atua em ações penais particulares, de modo geral, como advogado de defesa. 

Sua função é defender os interesses de seus clientes, sempre de acordo com as leis.

Sua responsabilidade é diminuir as penas ou conseguir melhores condições para seus clientes diante das acusações.

  • Defensor público

O defensor público atua da mesma forma que o advogado, mas é um funcionário público, ou seja, ele é pago pelo governo. 

De acordo com a lei, todo o cidadão tem direito à defesa, mas nem todos têm como pagar um advogado.O defensor público garantirá a defesa do acusado. Além disso, ele também pode atuar como defensor em casos emergenciais, antes que o acusado consiga um advogado particular.

  • Promotor de justiça

O promotor de justiça, conhecido também como promotor público, é um funcionário do governo, e atua como o responsável pela acusação nos julgamentos públicas, ou seja, crimes considerados graves, como assassinato.

  • Delegado

A carreira de delegado é uma boa opção para aquelas pessoas que desejam uma atuação mais técnica.

Sua função  exige um conhecimento das leis mais amplo, além de sua atuação ser bem próxima das pessoas, o que torna o delegado um profissional de muita importância.

  • Juiz criminal

O magistrado é o mais procurado entre os profissionais da área do Direito.

Refere-se a um cargo público de grau superior,que quer dizer, uma vez aprovado no concurso e depois de dois anos de exercício da função, torna-se juiz para o resto da vida.

Desafios e riscos da profissão

Um dos principais desafios do advogado criminalista é lidar com posicionamentos de uma sociedade que tende a se voltar contra qualquer alvo de acusação, muitas vezes, sem respeitar as medidas cautelares.

O grau de perigo que um advogado criminal enfrenta vai depender muito da maneira como ele exerce.

Um exemplo disso, um advogado exerce a defesa de pessoas que fazem parte de facções criminosas, pode até ser lucrativo, mas leva o advogado a viver riscos relacionados àquele contexto, como vinganças provocadas por outras facções rivais.

De fato o advogado criminal tem uma relação mais próxima com o acusado, e isso aumenta os riscos de expectativas frustradas do cliente, que pode pensar que o advogado não fez o que deveria para conseguir sua liberdade.

Um bom advogado criminalista assume o papel de lutar por um julgamento justo para o seu cliente, independente de quem ele seja.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.

Conheça Também a maxmudancas.com.br que mudanças em Goiânia a muitos anos, e feito historia na cidade de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *