Uma das ações de limpeza que precisa ser feita é a escovação dos dentes, e para isso, nada mais importante do que escolher um bom creme dental.

A higiene é um cuidado básico diário, que deve ser realizado por todos em diferentes momentos. 

Quem já precisou comprar escovas de dentes e cremes dentais sabe que o mercado oferece uma infinidade deles, atendendo assim a todos os públicos e gostos. 

No entanto, esse excesso de opções acaba gerando dúvidas. Até mesmo porque, em alguns casos, as pessoas desejam utilizar o melhor produto possível para garantir a saúde dos dentes.

Portanto, pode deixar de lado alguns aspectos mais secundários, se com isso ela puder utilizar o item mais indicado para o seu caso. 

Os cremes dentais são um exemplo claro disso: há opções com sabores diferentes, o que pode ser muito importante para um consumidor e nada importante para outro, que valoriza os componentes que vão garantir o clareamento dos dentes.

Justamente por isso, o processo de compra de um creme dental pode ser um momento de indecisão, que pode ser facilmente superado quando há informações suficientes para realizar a escolha da melhor opção possível.

De fato, assim não há um padrão de fabricação nos modelos de notebook novo, os cremes dentais são encontrados em versões diferentes, que podem ser indicadas conforme as necessidades específicas de cada pessoa.

Isso porque algumas desejam evitar cáries, enquanto outras podem ter como objetivo eliminar o mau hálito e outras ainda precisam prevenir quadros de gengivite. 

Sendo assim, nada mais comum do que encontrar diversas opções em termos de objetivos.

Mas, para simplificar, existem alguns passos simples que podem ser seguidos para se encontrar o melhor creme dental para as suas necessidades, o que vai garantir uma higiene otimizada e os resultados desejados.

Se este é o seu caso, e você sempre quis entender como distinguir o creme dental que faz mais sentido para o seu uso, não deixe de conferir as dicas trazidas neste conteúdo, entendendo assim o passo a passo para selecionar o seu. 

A importância do creme dental

Escovar os dentes é uma das ações mais simples e mais importantes em termos de higiene pessoal diária. 

Nesse sentido, é algo natural dentro da rotina de qualquer pessoa, sendo, inclusive, indicado que se escove algumas vezes ao longo do dia.

Depois de acordar, após as refeições, como o almoço, jantar ou mesmo um coffee break empresarial e antes de dormir são alguns dos momentos do dia em que se deve fazer a higienização dos dentes.

Nesse cenário, existe um item indispensável, além das escovas de dentes: o creme dental. Ele é essencial por vários motivos, sendo alguns deles:

  • Ajudar na limpeza;
  • Remover resíduos;
  • Eliminar o acúmulo de placa bacteriana;
  • Promover um hálito mais refrescante.

Para que isso seja possível, em sua composição existem diversos componentes. 

Cada formulação vai depender do tipo de ação que se quer conquistar com o creme dental, por isso, acaba sendo difícil escolher o melhor sem algumas informações básicas.

Um dos resultados que se pode obter com o uso de um creme dental eficiente é a remoção de manchas. 

Muitas vezes, o consumo constante de alguns alimentos, como o café, pode acabar por deixar os dentes sem aquele aspecto branco desejado. 

Assim, torna-se necessário investir em cuidados extras, como na ida ao consultório de um odontologista e, em paralelo, utilizar um creme dental clareador para ajudar na manutenção dos dentes.

De qualquer modo, é essencial frisar que o creme dental é um item de higiene com funções bastante práticas na saúde bucal, pois possui eficiência suficiente para ajudar na prevenção das cáries e na remoção dos resíduos que ficam entre os dentes após as refeições. 

Não à toa, é um produto de higiene que está constantemente na cesta de supermercado de qualquer comprador, uma vez que ele é tão indispensável no dia a dia quanto é um sabonete para a hora do banho e um detergente para lavar louças. 

É preciso saber como escolher um creme dental que proporciona todos os efeitos desejados, assim como seja eficiente nos cuidados com os dentes. 

Alguns passos podem ajudar nessa seleção, garantindo que o produto sirva de maneira prática no dia a dia. 

Como escolher o creme dental perfeito

Assim como se utiliza critérios para realizar uma qualificação de desempenho, a escolha de um creme dental também pode ser feita seguindo alguns passos, ou seja, considerando pontos sobre ele que podem influenciar no resultado desejado.

Para tanto, basta estar atento a alguns itens que compõem o produto, o que vai ser importante para que, na utilização diária do creme dental, seja possível perceber os seus efeitos.

1. Verifique os componentes da fórmula

A fórmula de um creme dental é composta de vários elementos, que vão garantir que ele ofereça aquilo o que promete. Vale a pena mencionar os principais e as suas funções:

  • Abrasivos: polimento dos dentes, remoção de manchas e placa bacteriana; 
  • Espessantes: cremosidade e fusão adequada dos ingredientes;
  • Flavorizantes: dão sabor;
  • Edulcorantes: conferem sabor adocicado;
  • Conservantes: estendem a validade do creme;
  • Umectantes: garantem que o produto não endureça ou resseque;
  • Tensoativos: facilitam a limpeza;
  • Agentes terapêuticos: atuam contra a cárie, gengivite.

A composição de um creme dental pode levar alguns ou todos os componentes mencionados, o que vai garantir que ele tenha tudo o que se espera de um bom produto para os dentes.

Por isso, tal como se verifica o que está incluído na receita de um açaí da fábrica, pesquise sobre os componentes do creme dental escolhido e tenha certeza de selecionar o que vai atender às suas preferências. 

2. Prefira os que possuem função anticárie

Uma das promessas mais importantes de um creme dental é a de evitar o aparecimento de cáries, que acabam danificando os dentes e causando dor em alguns casos. 

Por isso, é essencial dar preferência para aqueles com função de combater esse problema. 

Em geral, os cremes dentais com flúor oferecem essa ação com eficiência, promovendo assim mais saúde para os dentes.

3. Observe se o creme dental oferece proteção para dentes sensíveis

Do mesmo modo que quem compra bloco de anotações atacado quer ter mais quantidade do item, quem escolhe um creme para dentes sensíveis está obtendo um produto mais completo.

Muitas pessoas têm sensibilidade nos dentes, o que acaba por gerar incômodo no consumo de alimentos quentes e gelados. 

Nesse sentido, para proteger os dentes, a dica é optar por aqueles que oferecem esse tipo de proteção. 

4. Escolha os que têm ação contra mau hálito

É comum que os cremes dentais infantis possuam um sabor adocicado, justamente para incentivar a escovação das crianças. 

Nos produtos para adultos, é possível escolher um que tenha um sabor diferenciado, e que ao mesmo tempo, previna o mau hálito.

Como dito, os flavorizantes são os componentes responsáveis pelo sabor, de modo que fazem toda a diferença para que, após a escovação, seja possível conquistar um hálito mais refrescante e agradável.

Nesse sentido, do mesmo modo que é importante realizar o aluguel de aparelhos de estética para a realização de procedimentos desse tipo, o creme dental com aroma agradável é indispensável para quem está escovando os dentes após as refeições.

5. Analise a presença de outros componentes interessantes

É verdade que surgem cada vez mais opções hoje, em especial quando se fala de produtos alternativos no mercado. 

Um exemplo disso são os alimentos veganos, que vão conquistando o seu espaço com sucesso.

Os cremes dentais também entraram nesse processo de naturalização, podendo ser encontrados em versões especiais, que contam com o uso de produtos naturais nas suas formulações.

Outra opção que já está disponível é o creme dental sem flúor, para aqueles que possuem restrições no uso desse componente. 

Até sabores diferenciados podem ser vistos nas prateleiras, graças às inovações das fabricantes.

A escolha de um creme dental atualmente pode parecer difícil pela quantidade de opções, no entanto, é inegável que se tornou mais fácil encontrar aquele que vai atender às expectativas de cada consumidor.

Considerações finais

Em resumo, os cremes dentais são produtos de higiene que não podem faltar na rotina. Dada a sua função de limpar e proteger os dentes, é fundamental ter sempre por perto a versão que oferece aquilo o que se precisa nos cuidados diários. 

Justamente por isso, estar atento aos detalhes e componentes de cada produto é o caminho mais efetivo para encontrar o melhor creme dental, conquistando assim os efeitos que se espera.

Sendo assim, não deixe de seguir os passos abordados neste conteúdo e tenha a tranquilidade de escolher o creme dental ideal para o seu dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *