Com o crescimento do mercado e a mudança no comportamento dos consumidores, tornou-se cada vez mais essencial focar em estratégias eficientes, valendo para todas as áreas, explicitando a necessidade de implementar o marketing para odontologia

Em todas as profissões e empresas que trabalham com clientes, esse setor demonstra os seus benefícios e motivos para comprovar sua importância, abrangendo diversas situações e ambientes, como o digital e as propagandas. 

Isso porque, além de ser uma forma de divulgar conteúdo de valor para os interessados, é um meio de estabelecer uma comunicação direta com eles, aumentando o alcance do consultório, suas vendas, lucro e facilitando o desenvolvimento. 

Isto é, se uma empresa de comunicação visual utiliza estratégias de marketing, como o uso de redes sociais, ela consegue compartilhar uma publicação sobre o seu serviço, inserindo-se em um ambiente que reúne um número extenso de pessoas.

Consequentemente, seu serviço e divulgação não ficam mais delimitados a um pequeno espaço, como comumente acontece nos meios offline. Assim, ela gera mais oportunidades, vendas e retorno financeiro. 

Portanto, entre diversos outros motivos, investir em estratégias de marketing e na sua aplicação correta se tornou uma necessidade para todos os profissionais que desejam se desenvolver com base nas ações do seu público, e a odontologia não foge disso. 

Por que o marketing é importante na odontologia? 

Para deixar mais clara a importância de implementar o marketing na área de odontologia, a seguir, serão listados alguns dos motivos que comprovam essa afirmação, que são essenciais para o desenvolvimento do dentista e de sua imagem.

Para começar, o consultório odontológico encontra e atrai mais clientes em potencial, o que consequentemente leva a um aumento de autoridade, bem como de sua margem de lucro.

Além disso, mais alguns dos motivos que destacam sua importância são:

  • Fideliza aqueles que já testaram o serviço;
  • Fortalece a imagem pessoal do profissional;
  • Permite destaque no mercado;
  • Garante visibilidade fora da clínica;
  • Diferencia os serviços dos concorrentes;
  • Aproxima o relacionamento com o cliente;
  • Auxilia na educação do público.

Dessa maneira, a adoção das estratégias de marketing mostra-se como uma necessidade para os profissionais de odontologia, que são capazes de garantir qualidade de serviço fora do ambiente da clínica.

Como aplicar o marketing na odontologia?

Não adianta oferecer um serviço de qualidade e em um ambiente bastante organizado se os pacientes não conhecem o profissional ou não confiam nele. É nesse cenário que surge o marketing médico para consultórios odontológicos.

Por essa razão, vamos apresentar algumas dicas de como realizar o marketing por parte dos profissionais odontológicos, que demandam serviços de certificação, de forma a alcançar os objetivos e benefícios desejados. 

1 – Marque presença na internet

Um dos pontos, e provavelmente o mais importante é se inserir na internet, uma vez que, atualmente, esse é o ambiente no qual as pessoas estão inseridas, além de ser uma forma de alcançar um número expressivo de indivíduos de forma fácil e sem custos expressivos. 

Isso porque, quando um consultório ou profissional faz uma postagem nas redes sociais, a partir do compartilhamento dos usuários, ele consegue entregar seu conteúdo a muito mais pessoas, sem ter que falar exclusivamente com cada uma delas. 

Portanto, o primeiro ponto de destaque deve estar em focar na presença digital e na aplicação das estratégias nesse local, garantindo a ponte entre o material do profissional e os consumidores e potenciais clientes. 

2 – Desenvolva um bom site

A principal forma de um paciente encontrar um centro de especialidades médicas de odontologia no cenário atual é através das páginas na internet, que são encontradas por meio das pesquisas nos mecanismos de busca. 

Sendo assim, é muito importante reunir todas as informações sobre o serviço realizado em um único ambiente online e que possa ser encontrado sem muitas dificuldades, o que é o caso de um site próprio e profissional. 

Quando os usuários encontrarem o profissional que atenda às suas necessidades, eles precisarão ter seu telefone, endereço e outras informações capazes de garantir segurança para a de fato contratação do serviço. 

Para isso, ele deve ser ativo, com conteúdo atualizado, fotos de qualidade, conter todas as informações necessárias, além de textos claros e objetivos. 

Como dica a mais, é importante que ele seja responsivo, ou seja, possa ser visualizado por meio de qualquer aparelho, desde smartphones até computadores e tablets

Por exemplo, se uma pessoa entra no site de uma loja a procura de bloco de anotações atacado, ela conseguirá encontrar diversos produtos, sendo importante que a página esteja otimizada para o tamanho do dispositivo.

Além disso, é preciso ter em mente que, quanto mais fácil for a navegação pelo site, melhor será a experiência do usuário, uma vez que ele será capaz de encontrar tudo o que deseja sem obstáculos, fazendo-o ficar mais tempo na página. 

3 – Foque em um bom SEO

O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca), refere-se a um conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento nas plataformas de busca, ou seja, garantir que a página apareça no topo. 

Na prática, se uma determinada marca de produtos para esses tratamentos possui um bom SEO, quando um usuário pesquisar por “locação de aparelhos esteticos” em um buscador, o site irá aparecer entre as primeiras posições de resultados. 

Isso é muito importante pois aumenta o tráfego orgânico da página, uma vez que aparece no topo dos resultados, fazendo com que o indivíduo compreenda que é algo de qualidade e acesse, ao invés de procurar nos demais links. 

Esse é o quesito que garantirá a maior parte dos acessos por parte dos futuros pacientes, facilitando o processo de tomada de consciência sobre a existência do negócio para considerá-lo como uma opção a ser contratada. 

4 – Tenha um blog

Uma estratégia específica capaz de auxiliar de forma significativa no desenvolvimento de clínicas odontológicas é o blog, um ambiente de postagem de conteúdos relacionados ao assunto, mais comumente sobre tópicos educacionais. 

Sendo assim, o profissional pode publicar dicas sobre o seu nicho, auxiliando os pacientes e abrindo um espaço para interação e estabelecimento de um relacionamento de qualidade.

Além de ajudar e tirar dúvidas dos usuários, é uma forma de divulgar novos procedimentos, tendências, novidades e mostrar para os visitantes que é um profissional informado e atualizado, demonstrando autoridade e passando maior credibilidade sobre o trabalho.

Na prática, se uma escola integral infantil escreve em um blog sobre as atividades que aplica com as crianças, torna-se muito mais fácil para uma pessoa selecioná-la, afinal, a imagem que é transmitida é que ela sabe o que faz. O mesmo vale na odontologia. 

É preciso ter em mente, neste ponto, que torna-se imprescindível a frequência das postagens, visando a manutenção dos clientes e evitando que os visitantes pensem que é um ambiente abandonado. 

Além disso, os blogs permitem a uma marca se tornar referência no mercado, destacando-se perante a concorrência, pois com o aumento da sua autoridade, ele consegue passar uma imagem de confiança e garantir que seus pacientes permaneçam. 

5 – Tenha presença nas redes sociais

Por fim, atualmente, passou a ser imprescindível marcar presença nas redes sociais, uma vez que é o ambiente em que as pessoas passam a maior parte de seu tempo acessando diversos conteúdos e, muitas vezes, conhecendo novas pessoas. 

Dessa maneira, ter um perfil comercial para dentistas nessas plataformas facilita a comunicação com os pacientes e leads, afinal, é algo mais descontraído, mas ao mesmo tempo, que usufrui de conteúdo de qualidade.

Ademais, as redes sociais são uma forma de conseguir um feedback direto dos seus seguidores sobre o trabalho que está sendo realizado em seu estabelecimento de açaí revenda

Para isso, é essencial estar por dentro das tendências de cada uma delas, assim como o seu público específico, meios de criação de conteúdo, além de ter frequência nas postagens de materiais relevantes, pois isso ajuda a promover o consultório.

Isso significa que se uma loja posta um vídeo e percebe que teve mais curtidas no seu vídeo de bastidores, ela consegue compreender com facilidade as exigências do público e seus gostos, possibilitando a criação de estratégias mais eficientes. 

Considerações finais

O marketing tornou-se parte obrigatória da rotina de ações de qualquer empresa, seja ela uma clínica de odontologia ou uma fábrica de balão personalizado, uma vez que garante retorno do público, maior atração e muitos outros benefícios. 

Para os profissionais odontológicos, ele se mostra como uma fonte de atração de novos pacientes, fidelização daqueles que já testaram o serviço, aumento das indicações e diversos impactos destacados anteriormente. 

Deve-se ressaltar a necessidade de análise e implementação de algumas ações específicas nesse nicho, como as que foram analisadas ao longo deste artigo, para que seja possível alcançar resultados mais assertivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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