7 dicas para melhorar o marketing da sua clínica odontológica 

Fazer marketing digital em uma clínica odontológica não é uma estratégia complicada, tampouco impossível de ser realizada.  

Esse segmento, como todos os outros, é bastante competitivo e quanto mais as ações forem elaboradas, maior serão as consultas e a captação de novos pacientes, sempre considerando a permanência dos mais antigos. 

Obviamente, as estratégias podem ser bem complexas, mas o mercado disponibiliza ferramentas que auxiliam a gerar bons resultados. 

O marketing digital cabe em qualquer tipo de negócio, independentemente do porte, como em uma empresa de serviços gerais Manaus, que pode estar iniciando as atividades recentemente, sendo de grande relevância aplicar estratégias assertivas junto aos clientes. 

Um consultório odontológico tem, no uso das tecnologias digitais, uma série de benefícios que alavancam o funcionamento deste tipo de prestação de serviços, desde uma simples limpeza dentária até cirurgias buco maxilares complexas. 

Manter uma boa aparência, nos dias de hoje, é recurso fundamental tanto no âmbito pessoal quanto na construção de sites odontológicos expressivos no sentido da veiculação de informações e na aquisição de pacientes, mesmo em simples procedimentos.  

Importância do marketing digital odontológico 

Mais do que nunca, as pessoas estão se tornando digitais, realizando pesquisas para obterem informações seguras para resolverem problemas, e usar o ambiente online é extremamente importante nos consultórios de odontologia. 

Nesse sentido, podem-se destacar algumas fortes razões para que seja feito investimentos nessa área, tais como as elencadas abaixo: 

  • Maior comunicação com o público; 
  • Construção de sites fornecedores de informações seguras; 
  • Fornecimento de tecnologia de ponta; 
  • Maior visibilidade no mercado; 
  • Aumento da venda de produtos ou serviços; 
  • Fortalecimento da imagem; 
  • Profissionais mais qualificados. 

Na área odontológica, a tecnologia favorece muito mais do que equipamentos modernos para a realização de procedimentos; maior aproximação humanizada com os pacientes, por exemplo. 

As estratégias digitais atraem potenciais clientes, desde os que procuram ações preventivas contra problemas bucais até aqueles que sofrem de dores agudas crônicas em virtude de algum acidente ou na quebradura de dentes ou na substituição de peças antigas. 

O meio digital também facilita o atendimento ao cliente por meio de robô assistente virtual, que através da Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar nas informações e dúvidas, desde que esse serviço seja qualificado e bem construído.  

Ter um site odontológico educativo e que oferece informações seguras consegue atrair o público e gerar mais tráfego em médio ou longo prazo, e os resultados no aumento de consultas podem ser notados no período da aplicação das estratégias. 

O marketing para dentistas acelera o crescimento da clínica e as práticas tradicionais como a distribuição de folder de promoção não surtem mais efeitos como antigamente, porque a era digital trouxe outra realidade e novas adaptações.    

Dicas para melhorar o marketing odontológico 

O Marketing é a chave do sucesso nesse segmento e serve de isca para capturar os melhores clientes, gerando novos negócios em termos de procedimentos, apresentação de produtos, aumentando a visibilidade da clínica. 

Para tal, seguem 7 dicas para a melhoria do marketing de um consultório de odontologia no sentido de fortalecer a presença no ambiente digital e, também, para desenvolvê-lo o mais adequadamente possível, tais como: 

  • Conhecer o público; 
  • Trabalhar para que a clínica apareça nas pesquisas do Google; 
  • Fortalecer a presença nas redes sociais; 
  • Veicular conteúdos de qualidade; 
  • Investir no relacionamento com o cliente; 
  • Criar campanhas pagas; 
  • Analisar o resultado das estratégias. 

Para fortalecer a presença digital e alcançar resultados, é necessário identificar qual é o público-alvo, veiculando conteúdos de qualidade nas campanhas pagas, para que, assim, novos pacientes sejam atraídos e conquistados. 

É como em uma empresa de segurança: ela precisa identificar detalhadamente o público, para conseguir vender o serviço e estabelecer um diálogo adequado, para que o cliente sinta confiança, impactando a decisão final.  

Porém, esse público precisa ser definido com base em informações reais, como o local onde está, a função de trabalho, a renda financeira, os hobbies que possui ou os objetivos para o futuro. Todos esses dados podem contribuir. 

Com posse destas informações, escolher as estratégias de marketing, assim como os canais de contato se tornam mais fáceis, e, obviamente, isso também melhora o marketing na clínica odontológica. 

É fundamental que a clínica apareça nos primeiros resultados nas pesquisas realizadas no Google. Optar pelas buscas é um dos primeiros passos para quem está procurando por dentistas profissionais e tratamentos dentários muito mais qualificados.  

O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma ferramenta na qual o endereço, telefone ou e-mail de uma clínica é disponibilizado, para que os clientes possam entrar em contato para solicitar uma consulta ou orçamento específico.  

Agora, se o consultório possui um site, ele deve ser responsivo em qualquer dispositivo móvel, e existem diversas plataformas não pagas ou a opção de contratar uma agência especializada em marketing digital. 

Ou seja, não há justificativas para a clínica negligenciar o marketing em propagandas. Inclusive, as estratégias de SEO no site, por meio do uso de palavras-chave, tornam o negócio mais atrativo aumentando o ranqueamento.  

O mesmo pode ser aplicado na calibração de equipamentos médicos: a empresa que atua nessa área e possui um site educativo e rico em informações com certeza vai aparecer nas buscas do Google para mais pessoas interessadas.  

As pessoas estão conectadas a internet grande parte do tempo, como no Facebook ou Instagram, por exemplo. Dessa forma, a clínica odontológica precisa estar presente neste ambiente, porque é onde o público encontra-se.

O YouTube, Twitter e Tik Tok são opções de plataformas de comunicação e informação e nesse sentido cada clínica as utilizará de acordo com os objetivos, mas não é necessário participar de todas as redes sociais e sim mantê-las atualizadas.  

Portanto, postar conteúdos frequentemente e manter a interação com os clientes faz com que a clínica adquira seguidores, que, mais a frente, podem se tornar pacientes, aumentando as chances de negociação de serviços ou produtos.  

Os conteúdos devem ser de qualidade, desde que sejam identificados os reais interesses e necessidades do público com relação aos procedimentos, preços ou ofertas, da mesma forma quando se procura por sala tv planejada.  

E, nesse sentido, ampliando a visão, uma clínica dentária precisa oferecer propostas que solucionem os problemas dos pacientes, com relação aos procedimentos, utilizando uma linguagem objetiva, clara e esclarecedora.  

É importante salientar que, ao se produzir vídeos e fotos para serem colocados no site, a qualidade do material lhes é imprescindível, pois eles é que apresentarão ao público tudo o que a clínica tem para oferecer. 

Então, um bom planejamento de conteúdo e frequência de postagens nas redes sociais podem atrair clientes interessados na compra de nobreak industrial 5kva, de modo que o torne um exemplo de planejamento e postagens.  

Essa frequência de posts faz com que o algoritmo do Google estabeleça os melhores conteúdos de um consultório, colocando-o em uma posição mais privilegiada diante de outros concorrentes.  

Deve-se investir sempre em campanhas pagas e no relacionamento com o cliente e procurar não deixar os seguidores do Facebook ou Instagram sem respostas às perguntas, sendo atencioso, porque os clientes são atraídos por esse tipo de conduta. 

Em um treinamento designado cipa, por exemplo, a mesma atenção e comportamento devem ser adotados, porque são pessoas que vão adquirir uma certificação importante para o bom funcionamento da empresa.   

Quanto aos anúncios pagos, eles servem para alavancar a presença digital, principalmente para atrair pacientes que estão à procura de serviços e profissionais especializados e podem ser direcionados para as regiões que mais deles se utilizam.  

Investir no Instagram Ads é uma das opções, porque ele vem se destacando no engajamento das pessoas e a publicidade pode ser postada nos stories, feed de notícias, com fotos e vídeo, que geram cliques, conversões e vendas.   

O Google Ads é mais vantajoso para as clínicas odontológicas que já possuem um site. E nele elas podem realizar campanhas que são pagas por quantidade de cliques ou visualizações. 

Benefícios do digital nas clínicas dentárias 

Geralmente o contato com a clínica odontológica é feito depois de uma pesquisa, para que o cliente decida entrar em contato. 

O marketing digital odontológico perfaz muitos benefícios, aumentando o sucesso da clínica e pode-se identificar alguns deles, por exemplo: 

  • Reconhecimento na internet; 
  • Depoimentos positivos quanto ao atendimento; 
  • Facilidade para atrair potenciais clientes; 
  • Aumento no número de consultas; 
  • Aumento na base de dados internos; 
  • Fidelização de pacientes; 
  • Maiores vendas de produtos e serviços.

O marketing digital odontológico é imprescindível atualmente e nenhuma clínica deve ficar de fora do marketing digital. 

Considerações finais   

As informações e dicas aqui apontadas são formas assertivas para que a clínica odontológica obtenha mais sucesso na trajetória dos procedimentos e produtos oferecidos para os pacientes.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.